5 de setembro de 2015

U. E. Drº JOÃO SILVA FILHO - RELATÓRIO DAS ATIVIDADES - 1º SEMESTRE



 
         
          O presente relatório tem o objetivo de descrever as atividades do Programa Mais Educação na Unidade Escolar Drº.  João Silva Filho. Estas atividades compreendem o período 17/05/2015 à 17/06/2015 com os Macros campo/Atividades do Plano de atendimento de 2014 que contempla os alunos em 2015 com Esporte e Lazer / Esporte na Escola/ Atletismo e múltiplas vivências esportivas, Esporte e Lazer – Karatê, Promoção da Saúde e Prevenção de doenças e agravos à saúde: Comunicação,  uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica / Jornal Escolar: Acompanhamento Pedagógico/Orientação de Estudos e Leitura: Cultura, Artes e Educação Patrimonial / Artesanato, Atendimento de Alunos de 15 a 17 anos – Projeto de vida.    com o tema " Novos caminhos, novas conquistas".

         Antes do inicio do programa este ano tivemos momentos de socialização de monitores e troca de experiência com outras escolas na 1ª Gerencia Regional de Educação e outros momentos na escola.

 Momentos na escola



          O Programa Mais Educação na escola neste período visou melhorar o ambiente escolar e as atividades procurando sempre melhor a aprendizagem. O programa proporciona a ampliação do tempo na escola onde as atividades são educativas e culturais. O espaço da escola deve ser um espaço de interação, alegria e acima de tudo aprendizagem.
O programa funcionou a todo vapor ultrapassando as dificuldades e percalços que surgiram ao longo do desenvolvimento do programa. São grandes os desafios de cada dia, mais é gratificante ver os objetivos alcançados, e assim vamos ampliando nossos horizontes do conhecimento, abrindo portas e oportunidades tanto para os alunos quanto para os monitores.

Artesanato (Francisca Adriana). Desde o inicio do programa foi desenvolvido vários projetos de trabalhos artesanais e de reciclagem, onde os alunos desenvolveram em material como (garrafa pet, barbante, vidro, e semente) no qual foram transformados em materiais decorativos de ambiente.
Foi discutido e abordado os pontos artesanais da cidade, e qual o entendimento que eles tinham sobre o que é artesanato, onde foram reatadas várias experiências. Não se esquecendo de relatar que os alunos tiveram uma boa participação em todas as atividades desenvolvidas acima citadas, aonde cheguei a em alguns trabalhos me surpreender com a criatividade de algumas obras artesanais elaboradas por eles.



Karatê (Luana Assunção): Quero colocar em evidência o desafio animador de dar monitoria de Karatê a uma cadeirante, o que torna a oficina aberta a diversos aspectos de conhecimentos e ensinamentos do Karatê-do, dando uma oportunidade ímpar a aprendizagem e qualificação de uma cadeirante. Destaco a misturas de homogenia de pessoas neste primeiro mês, onde pude observar que não possuem menores grupos de amigos separados em minha monitoria, onde isso é fruto da Espiritualidade aplicada por esta mesma oficina. A oficina de Karatê-do vem desempenhando um ótimo trabalho de disciplina, espiritualidade e físico. Esses são os pontos mais fortes deste primeiro mês decorrente.



Esporte e Lazer (Múltiplas Vivencias esportivas) Francisco Renato: primeiro mês de oficina apesar do programa te iniciado atrasado esse semestre, as oficinas iniciaram com um quadro de 20/27 alunos por turmas excerto a turma do 9º anos, pois com é o ultimo ano no fundamental já era de se espera que não frequentassem muitos, devido não haver continuação nos anos futuros, porem uma turma excedeu o numero de alunos passando dos 36 na turma assim impossibilitando algumas oficinas de dar um melhor aproveitamento, pôs como a quadra ainda não foi concluída e sem previsão ilusória pra tal feito, a minha oficina e obrigada a reter os alunos em sala de aula tornando a oficina um pouco metódica, apesar dos fatos relatados finalizamos o primeiro semestre e 1º mês com êxito, com o mínimo de evasão dos alunos.




Projeto de vida (Projeto Novos desafios Novas conquistas) Rafaela Lima, nossa primeira atividade foi uma dinâmica de apresentação chamada de “Lotérica de Apresentação” para nos conhecermos, após a dinâmica pedi que me escrevessem sobre seus objetivos pessoais como profissional. Em outro momento realizamos a exibição de um vídeo chamado “A Procura da Felicidade”, uma história real que mostra que é possível alcançar nossos objetivos, como atividade solicitamos a escrita de um texto que retratasse perspectivas de vida de cada um. Além deste vídeo e atividade apresentamos o filme “De Porta em Porta” baseado em fatos reais, o filme mostra que através da persistência e paciência é possível realizar nossos sonhos, este foi exibido em duas partes. Após o término das exibições foi pedido que produzissem uma resenha como atividade para assimilação do que foi visto. Fizemos também a “Dinâmica quem sou eu?”, através dela obtivemos momentos de interação entre os alunos e levantamos múltiplos questionamentos a respeito das vivências dos docentes.




Acompanhamento Pedagógico (Orientação de Estudo e Escrita ) Lucyara Andrades, durante as oficinas foram realizadas atividades de interpretação de texto, dinâmicas e exposição do Filme a “Malévola”. O qual  apresenta, a  conhecida história da Bela Adormecida  sob um ponto de vista diferente, o da vilã, cujo o nome é  o mesmo nome do título da obra. As atividades propostas tiveram como principal objetivo, proporcionar uma aula mais motivadora e interessante, estimulando os alunos a participação, bem como promover momentos de dialogo. Os filmes são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema, tem o propósito de despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas. Essa interligação entre sala de aula e atualidade resulta em bem estar no sentido de aprender com alegria e coerência com a sociedade.
      



Promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos à saúde: Juliani Melo, primeiramente trabalhamos a questão da acolhida, dos valores e regras que devemos adotar para que a oficina transcorra de forma adequada e sem tumultos. Depois trabalhamos os conhecimentos iniciais sobre saúde através de explicações, dinâmicas, jogos, exibição e discussão de vídeos. Pois ficou acertado que neste mês trabalharíamos somente a parte teórica e no próximo semestre daremos início a parte prática com as palestras, aula - passeio, entre outras.
Tudo aconteceu de maneira satisfatória e desejada, sem mais para o momento, durante este primeiro mês as atividades do Programa Mais Educação na Unidade Escolar Doutor João Silva Filho ocorreram normalmente dentro do planejado na área de promoção da saúde.


Jornal Escolar (Heloise Damasceno) a oficina de jornal escolar foi muito proveitosa e importante, já que procura proporcionar aos discentes um acesso aos diversos tipos de jornal e ao gênero noticia, visando assim favorecer não apenas uma interação com o tipo textual, mas também um olhar critico diante das situações em que são expostos diariamente. Ressalta-se que os objetivos foram alcançados com sucesso.


           Tivemos também este mês para o incentivo aos nossos alunos com uma manhã de cinema que despertou aos alunos iniciantes uma perspectiva de como será o Programa Mais Educação durante todo este ano. Como é certo temos os pontos positivos e negativo dentro de nossa educação. O ponto negativo mais agravante que presenciamos foi o desanimo dos alunos do período regular com a falta de professores em algumas disciplinas. Recebemos a coordenadora do Programa Mais Educação da 1ª GRE Maria Valdeida Costa nas oficinas em atividade no dia de sua visita. Devemos ressaltar com animo o entusiasmo dos iniciantes a sua participação no programa, principalmente  os alunos do 6º anos.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário