8 de setembro de 2015

U. E. Drº JOÃO SILVA FILHO - ATIVIDADES DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



AULA PASSEIO
No dia 20 de agosto de 2015 os alunos do Programa Mais Educação, realizaram uma visita, em alguns pontos históricos da cidade de Parnaíba, já que vive-se a semana em que é comemorado o aniversário de 171 anos.
Deu-se início da matéria, visitando-se um antigo casarão, chamado de CASA GRANDE e foi construída no século XVIII, feita com pedra, cal e óleo de baleia,  funcionava como casa de comércio e fazia concorrência com a CASA INGLESA, já que ambas recebiam e exportavam mercadorias, Domingos Dias da Silva, o primeiro morador, havia mandado fazer a residência com três andares e várias portas pois era muito protetor e queria ter contato e domínio sobre  sua família a qualquer momento, tanto que ele não deixava que suas filhas e sua mulher saíssem de casa.
As suas filhas dormiam no segundo andar e só brincavam lá. Mas se ele não deixava nem a sua mulher ir comprar nada. Como então que iam a missa? Dizem que na casa grande havia um túnel, e que esse túnel era de um dos cômodos e que ia direto ao altar da igreja. Mas qual seria esse cômodo? Bem, com a restauração da casa em 2010 não se sabe onde localiza-se e nem mesmo se realmente existiu.
            Hoje no local, funciona sede do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), onde pode-se ver a presença de várias exposições locais ou nacionais, bem como contar com a presença de um historiador para, lhe esclarecer todas as curiosidades da época.
Dando continuidade ao percurso, não poderiam deixar de visitar o antigo prédio da União Caxeiral, que originou-se na segunda metade do século XX e servia de apoio aos caxeiros viajantes, que procuravam estabelecer-se aqui graças ao comercio que era muito importante na época.


Eles então reuniram-se e criaram a sede, que no decorrer do tempo passou a funcionar como sede de cursos de português, matemática e com o tempo passaram a ganhar turmas de contabilidade, voltadas para os Caxeiros e depois para a sociedade local.

 
Atualmente o prédio passou por uma grande reforma e funciona como sede do Sesc (Serviço Social do Comércio), lá disponibilizam-se vários cursos, entre eles: pintura, violão, teclado. Conta com muitas instalações e sem dúvida alguma foi algo muito benéfico e inovador para o público local.


          A aula, foi muito    proveitosa, uma   vez que além de trazer conhecimentos históricos locais, também pôde proporcionar aos discentes uma grande quantidade de oportunidades que podem ser alcançadas, uma vez que eles viram um leque de cursos que podem   ser aproveitados  por eles e também gerar um interesse maior pelo assunto abordado fazendo assim com que eles procurem mais sobre os temas trabalhados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário