6 de julho de 2015

U. E. MANOEL RODRIGUES VIEIRA, LUIS CORREIA
 INICIO DAS ATIVIDADES DO PME/2015


   

Devido à quantidade insuficiente de professores efetivos na escola para funcionar normalmente, ficou decidido entre a 1ª GRE, a coordenação regional do PME e o Grupo Gestor da escola que o Programa funcionaria com as oficinas completando o horário do período regular. Iniciamos então as atividades no dia 09 de março conjuntamente com o período regular, para isto foi criado um “horário emergencial” para a escola funcionar normalmente, sem vácuos. Como as aulas do regular acontecem pela manhã, a equipe do PME que funciona no contra turno teve que se reorganizar para trabalhar também nesse turno. Inicialmente o “horário emergencial” estava previsto para durar um mês, acabou permanecendo por três meses. 

  


        

Durante esse tempo, executamos algumas metas do nosso plano de ação, trabalhamos com os alunos a criação de coreografias, danças, apresentações musicais para a comemoração alusiva ao dia das mães que aconteceu no dia 23 de maio.


Como parte da estratégia de aprendizagem e para conquistar a permanência dos alunos na escola durante 9 horas diárias, é ofertada atividades lúdicas que acontecem intercaladas com a orientação dos estudos e o auxílio nas tarefas para casa. Observa-se que os alunos gostam bastante de participar das aulas de danças, música, taekwondo e esporte. Existindo uma maior preferência pela atividade de taekwondo. As outras atividades seguem respectivamente a seguinte ordem de preferências: esporte, música e danças.



 

Este ano a escola deu um passo muito importante em busca da melhoria do seu processo educativo, ampliando a jornada escolar por mais 4 horas para todos os 241 alunos matriculados na instituição, com isso os alunos estão permanecendo na escola por um período de 9 horas, com chegada as 7hs e saída as 16h00min. Com isso, pretendemos estimular a construção de um ambiente educativo onde o processo de ensino aprendizagem deva acontecer naturalmente e significativamente, sobretudo através das aulas realizadas em outros espaços longe da sala de aula, e assim avançar para a total integração quanto ao tempo, espaços e conteúdos.

  

  


A partir do dia 08 de junho, quando a situação da escola em relação a professor normalizou-se, voltamos ao nosso horário no contra turno. Continuamos trabalhando os nossos projetos, desenvolvendo as ações planejadas, ofertando as atividades lúdicas, e com os desafios ampliados, atendendo mais de 200 alunos diariamente, monitorando o banho, servindo o almoço e mediando os conflitos que são inevitáveis. Em meio a tudo isso, procuramos fazê-los entender a importância do respeito mútuo. 


  


   

    








Nenhum comentário:

Postar um comentário