O
presente relatório tem o objetivo de descrever as atividades do Programa Mais Educação
na Unidade Escolar Drº. João Silva
Filho. Estas atividades compreendem o período 17/05/2015 à 17/06/2015 com os Macros
campo/Atividades do Plano de atendimento de 2014 que contempla os alunos em
2015 com Esporte e Lazer / Esporte
na Escola/ Atletismo e múltiplas vivências esportivas, Esporte e Lazer – Karatê, Promoção da Saúde e Prevenção
de doenças e agravos à saúde: Comunicação, uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica
/ Jornal Escolar: Acompanhamento
Pedagógico/Orientação de Estudos e Leitura: Cultura,
Artes e Educação Patrimonial / Artesanato, Atendimento
de Alunos de 15 a 17 anos – Projeto de vida.
com o tema " Novos caminhos, novas conquistas".
Antes do inicio do programa este ano tivemos momentos de socialização de monitores e troca de experiência com outras escolas na 1ª Gerencia Regional de Educação e outros momentos na escola.
Momentos na escola
O Programa Mais Educação na escola neste período visou melhorar o
ambiente escolar e as atividades procurando sempre melhor a aprendizagem. O
programa proporciona a ampliação do tempo na escola onde as atividades são
educativas e culturais. O espaço da escola deve ser um espaço de interação,
alegria e acima de tudo aprendizagem.
O programa funcionou a todo vapor ultrapassando as
dificuldades e percalços que surgiram ao longo do desenvolvimento do programa.
São grandes os desafios de cada dia, mais é gratificante ver os objetivos
alcançados, e assim vamos ampliando nossos horizontes do conhecimento, abrindo
portas e oportunidades tanto para os alunos quanto para os monitores.
Artesanato (Francisca
Adriana). Desde o inicio do programa foi
desenvolvido vários projetos de trabalhos artesanais e de reciclagem, onde os
alunos desenvolveram em material como (garrafa pet, barbante, vidro, e semente)
no qual foram transformados em materiais decorativos de ambiente.
Foi discutido e abordado os pontos artesanais da
cidade, e qual o entendimento que eles tinham sobre o que é artesanato, onde
foram reatadas várias experiências. Não se esquecendo de relatar que os alunos
tiveram uma boa participação em todas as atividades desenvolvidas acima
citadas, aonde cheguei a em alguns trabalhos me surpreender com a criatividade
de algumas obras artesanais elaboradas por eles.
Karatê (Luana Assunção): Quero colocar em
evidência o desafio animador de dar monitoria de Karatê a uma cadeirante, o que
torna a oficina aberta a diversos aspectos de conhecimentos e ensinamentos do
Karatê-do, dando uma oportunidade ímpar a aprendizagem e qualificação de uma
cadeirante. Destaco a misturas de
homogenia de pessoas neste primeiro mês, onde pude observar que não possuem
menores grupos de amigos separados em minha monitoria, onde isso é fruto da
Espiritualidade aplicada por esta mesma oficina. A oficina de Karatê-do vem desempenhando um ótimo trabalho de
disciplina, espiritualidade e físico. Esses são os pontos mais fortes deste
primeiro mês decorrente.
Esporte e Lazer (Múltiplas
Vivencias esportivas) Francisco Renato: primeiro mês de oficina
apesar do programa te iniciado atrasado esse semestre, as oficinas iniciaram com um quadro de 20/27 alunos
por turmas excerto a turma do 9º anos, pois com é o ultimo ano no fundamental
já era de se espera que não frequentassem muitos, devido não haver continuação
nos anos futuros, porem uma turma excedeu o numero de alunos passando dos 36 na
turma assim impossibilitando algumas oficinas de dar um melhor aproveitamento,
pôs como a quadra ainda não foi concluída e sem previsão ilusória pra tal
feito, a minha oficina e obrigada a reter os alunos em sala de aula tornando a
oficina um pouco metódica, apesar dos fatos relatados finalizamos o primeiro
semestre e 1º mês com êxito, com o mínimo de evasão dos alunos.
Projeto de vida (Projeto
Novos desafios Novas conquistas) Rafaela Lima, nossa primeira
atividade foi uma dinâmica de apresentação chamada de “Lotérica de
Apresentação” para nos conhecermos, após a dinâmica pedi que me escrevessem
sobre seus objetivos pessoais como profissional. Em outro momento realizamos a
exibição de um vídeo chamado “A Procura da Felicidade”, uma história real que
mostra que é possível alcançar nossos objetivos, como atividade solicitamos a
escrita de um texto que retratasse perspectivas de vida de cada um. Além deste
vídeo e atividade apresentamos o filme “De Porta em Porta” baseado em fatos
reais, o filme mostra que através da persistência e paciência é possível
realizar nossos sonhos, este foi exibido em duas partes. Após o término das
exibições foi pedido que produzissem uma resenha como atividade para
assimilação do que foi visto. Fizemos também a “Dinâmica quem sou eu?”, através
dela obtivemos momentos de interação entre os alunos e levantamos múltiplos
questionamentos a respeito das vivências dos docentes.
Acompanhamento
Pedagógico (Orientação de Estudo e Escrita ) Lucyara Andrades, durante as oficinas
foram realizadas atividades de interpretação de texto, dinâmicas e exposição do
Filme a “Malévola”. O qual apresenta, a conhecida
história da Bela Adormecida sob um ponto de vista diferente, o da vilã,
cujo o nome é o mesmo nome do título da obra. As atividades propostas tiveram
como principal objetivo, proporcionar uma aula mais motivadora e interessante,
estimulando os alunos a participação, bem como promover momentos de dialogo. Os filmes são utilizados
como recurso de chamamento dos educandos ao tema, tem o propósito de
despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas. Essa
interligação entre sala de aula e atualidade resulta em bem estar no
sentido de aprender com alegria e coerência com a sociedade.
Promoção da saúde e prevenção
de doenças e agravos à saúde: Juliani Melo, primeiramente trabalhamos a
questão da acolhida, dos valores e regras que devemos adotar para que a oficina
transcorra de forma adequada e sem tumultos. Depois trabalhamos os
conhecimentos iniciais sobre saúde através de explicações, dinâmicas, jogos, exibição
e discussão de vídeos. Pois ficou acertado que neste mês trabalharíamos
somente a parte teórica e no próximo semestre daremos início a parte prática
com as palestras, aula - passeio, entre outras.
Tudo aconteceu de maneira
satisfatória e desejada, sem mais para o momento, durante
este primeiro mês as atividades do Programa Mais Educação na Unidade Escolar
Doutor João Silva Filho ocorreram normalmente dentro do planejado na área de
promoção da saúde.
Jornal Escolar
(Heloise Damasceno) a
oficina de jornal escolar foi muito proveitosa e importante, já que procura
proporcionar aos discentes um acesso aos diversos tipos de jornal e ao gênero
noticia, visando assim favorecer não apenas uma interação com o tipo textual,
mas também um olhar critico diante das situações em que são expostos
diariamente. Ressalta-se que os objetivos foram alcançados com sucesso.
Tivemos também este mês para o incentivo aos
nossos alunos com uma manhã de cinema que despertou aos alunos iniciantes uma
perspectiva de como será o Programa Mais Educação durante todo este ano. Como é
certo temos os pontos positivos e negativo dentro de nossa educação. O ponto
negativo mais agravante que presenciamos foi o desanimo dos alunos do período
regular com a falta de professores em algumas disciplinas. Recebemos a coordenadora do Programa Mais Educação da 1ª GRE Maria Valdeida Costa
nas oficinas em atividade no dia de sua visita. Devemos ressaltar com animo o
entusiasmo dos iniciantes a sua participação no programa, principalmente os
alunos do 6º anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário