29 de novembro de 2013

Culminância do Projeto de Letramento

      No dia 11 de novembro de 2013 o Programa Mais Educação da Escola de Aplicação Francisco Correia, realizou a Culminância do Projeto de Letramento "Construindo Leitores e Escritores com Mais Educação II" com as seguintes atividades: Exibição de videos com histórias infantis, leituras de contos e fábulas, jogo da trilha, troca de bilhetes e soletrando. Todas as atividades foram organizadas e realizadas pela monitora de letramento Iracema dos Santos Galvão Araújo, e pela professora de português Lucia Regina Machado Vieira, sob a coordenação de Maria Valdeída Costa.
      Os vencedores recebiam brindes oferecidos pelo programa.















A U. E. Emília Soares de Araújo "Cocal" foi fundada em novembro de 1986, situada à Rua Duque de Caxias, 571, Bairro São Pedro, sendo uma área de 1600 m², contendo 17 (dezessete) dependências de.
Atualmente possui como gestora a professora Iracema Rodrigues de Carvalho Lima, e vice diretora Flávia Rejane Cardoso de Brito.
A escola atende a 264 alunos nos turnos manhã, tarde e noite, dentre estes estão cadastrados 100 alunos para participar do Programa Mais educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, e regulamentada pelo decreto nº 7.083 de 27 de janeiro de 2010. O programa começou a funcionar na escola em 02 de abril de 2013 sob a coordenação da professora Elena Maria da Cunha Silva, tendo as aseguintes atividades: Letramento, Matemática e Lógica, Informática, Handebol, Futsal, Dança, reforçod e Português e Matemática.


Atividades Mais Educação
U. E. Emília Soares Araújo - Cocal-PI
Reforço de Matemática
Oficina de Matemática e Lógica

Reforço de Português
Oficina de Letramento
Oficina de Informática
Oficina de Informática

Oficina de Handebol
Oficina de Futsal
 Oficina de Dança
Aula Passeio 
Aula Passeio
Festividade Dia do Piauí
Festividade Dia do Piauí 
Festividade Dia do Piauí
 TANGO
TANGO
APRESENTAÇÃO DE DANÇA




APRESENTAÇÃO DE DANÇA: TANGO









26 de novembro de 2013

Manhã de finais de Campeonatos Esportivos na Escola João Silva Filho

Nesta manhã do dia 26 de novembro, os alunos do Programa Mais Educação da escola João Silva Filho participaram ativamente das finais  das competições, torneios de futebol, karatê e xadrez.No torneio de  Futebol, os campeões foram os alunos da turma "C", o torneio contou com a organização do monitor Dráusio Valetim.


 No campeonato de karatê os atletas  participaram com orientações do monitor Dráusio Valetim, mostraram  o " que se têm de bom no karatê-Dô" .As coordenadoras Deuzimar Castro e Sheila Simeão uniram-se aos atletas para firmarem esta parceria pela luta do bem.


 Os  medalhistas, Danilo Brandão-faixa verde, Simplicio Xavier e Anderson Breno fizeram a abertura do campeonato com uma apresentação de kata (simbolizando uma luta imaginária).


 Na sequência os alunos puderam mostrar toda suas práticas adquiridas ao longo dos treinos no programa.

As atletas femininas; Diolina Santos, Gilnara souza e Barbara Silva levaram o título reconhecido pelo campeonato e merecido  de 1º , 2º e 3º lugar .
 No final da competição a luta foi  entre: Deuzimar Castro X Sheila Simeão, imaginem quem saiu de campeã! claro! o resultado ficou igual... as duas estão bem treinadas...veja só a defesa da professora Deuzimar!!!


 O torneio de xadrez ocorreu durante todo o mês de outubro e novembro com finalistas das quatro turmas do programa,  com orientações do monitor Renato Pereira e transcorreu  com muita tranquilidade e os campeões-1º lugar- William Jakson, 2º lugar-Jafreson Caio e 3º lugar- Kaio Vínicius  são exemplo de superação,perseverança e muita, mais muita concentração.Por sinal estes finalistas são um dos melhores na dísciplina de m atemática da escola.


 O diretor Paulo Mavignier e as coordenadoras Sheila Simeão e Deuzimar Castro fizeram questão de parabenizar de perto os finalistas.

                                         Fonte-Arquivo do P.M.E na escola-2013

25 de novembro de 2013

MAIS EDUCAÇÃO CONTRA AS DROGAS

Caminhada 

Integrando ações estratégicas do Projeto “Viver Bem é Viver com Saúde”, e com a finalidade de informar e alertar a comunidade escolar sobre os efeitos maléficos das drogas, no dia 14 de novembro, o Programa Mais Educação da Unidade Escolar Manoel Rodrigues Vieira promoveu uma “caminhada contra as drogas” e mobilizou toda a escola no turno da tarde.




A caminhada percorreu as principais ruas do bairro Alto Bonito, onde reside a maior parte dos alunos e onde fica localizado a escola.


Os alunos seguiam o carro de som levando faixas e cartazes feitos por eles mesmos, a locutora e professora Laurizete  Rêgo, monitora da oficina de Promoção da saúde, leu todas as mensagens criadas pelos próprios alunos  e falava o nome do aluno que a fez, para logo ser aplaudido pelos demais. 




O projeto “Viver Bem é Viver com Saúde” vem sendo trabalhado no Programa Mais educação da Unidade Escolar Manoel Rodrigues Vieira e tornou-se um dos mais importantes recursos para o desenvolvimento das atividades nas oficinas de Futsal, Handebol, Tênis de Mesa e principalmente Promoção da Saúde.